Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites.
Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços.
Ao navegar neste site eu estou de acordo com a Política de Cookies e a Política de Privacidade. Consultar detalhes
PEDRO WEINGÄRTNER (Porto Alegre, 1853 – 1929)
"Tepidarium, Termas Estabianas em Pompéia", 1890.
Óleo sobre tela
Medidas: 33,5 x 47 cm. Emoldurado: 49,5 x 63 cm.
O sítio arqueológico de Pompeia há mais de dois séculos fascina o mundo e os grandes artistas, sobretudo das Academias de Roma e Nápoles, que produziram pinturas cuja imaginação ambienta a antiga vida, os termas, casas de banho de Pompeia.
Weingärtner, teve ateliê em Roma, visitou o sítio arqueológico, como vemos em "Rua de Pompeia", de 1889, captou a atmosfera e retratou o Thermae em quatro obras:"Tepidarium, Termas Estabianas em Pompéia", 1890", "Pompeianas no Frigidarium" de 1897, "Pompeianas no Caldarium" de 1900, "Banhistas" de 1918 . Nestas fantásticas obras, Weingärtner criou a ilusão da história recuperada da cidade vesuviana.
Pedro Weingärtner nasceu, de pais alemães, no meio de século XIX, em 1853, na cidade de Porto Alegre.
Aos 24 anos foi estudar na Europa, chegou a ser financiado pelo imperador Dom Pedro II frequentando academias famosas por vários anos. Formado, instalou seu atelier em Roma. No Brasil, realizou muitas exposições, sendo reconhecido como um dos melhores pintores brasileiros.
Em 1877, adoeceu gravemente e em fevereiro de 1878, com suas economias, foi estudar no Liceu de Artes e Ofícios de Hamburgo, posteriormente na Academia Grão-ducal de Arte de Baden.
Em 1880, foi para a Real Academia de Artes da Prússia, e participou da Exposição Brasileira-Alemã de Porto Alegre.
Conhecido por suas pinturas regionalistas, onde retratou imigrantes e gaúchos em labor, foi pintor neoclássico, romântico, naturalista e de cenas narrativas, quando na na fase europeia dedicou-se aos temas clássicos e mitológicos.
Em 1882 entrou na Academia Julian de Paris onde dedicou-se ao estudo do nu, motivo obrigatório para que um artista demonstrasse sua destreza ao público francês. A pintura da mitologia greco-romana de estilo acadêmico foi herdada, quando estudou na Academia, ao lado de Guillaume Seignac, com o mestre William-Adolphe Bouguereau que pintou em 1884 a famosa obraThe Youth of Bacchus.
Um exemplo, é o uso de túnicas diáfanas cobrindo os corpos das mulheres.
Em 1883, solicitou uma pensão ao imperador Dom Pedro II. Avalizado pelo embaixador em Paris, o Barão de Itajubá, a pensão lhe foi concedida pelo próprio Imperador e em agradecimento e prestigiando o Imperador, seu mecenas, em 1884, participou do salão da Academia Imperial de Belas Artes, na cidade do Rio de Janeiro.
Para suas obras clássicas, mitológicas e seus nus que realçam o corpo feminino nu destilando discretos erotismo, na Europa, encontravam um ótimo mercado por parte da burguesia que via virtudes e ideais no tema, tratado com poesia.
Em 1885, no Tirol, experimentou o impressionismo e seguiu para Roma, onde abriu em 1887, um ateliê na Villa Strohl-fern, um palacete com cem ateliês de aluguel e, partiu para umavisita de seis meses em Porto Alegre, onde chegou em navio embandeirado com festa promovida por amigos, colecionadores e fãs.
Acompanhando a tendência da segunda metade do século XIX, em que o academismo brasileiro entrava em seu apogeu, Weingärtner foi estudar na Europa onde acontecia a ascensão da classe média como mercado consumidor de arte, o que no Brasil ainda demoraria muito. Lá destacou-se participando da exposição do “In Arte Libertas”, organizada em Londres em 1888, dedicada ao academismo tradicional e temas clássicos.
Ainda em 1888, no Rio de Janeiro, visitou o imperador e descobriu que uma tela enviada de presente a Dom Pedro II ficou retida na alfândega e fora vendida em leilão. Localizou-a e comprou-a do arrematante restituindo o presente à majestade. A imprensa noticiou muito o caso e atraiu grande público para sua exposição que estava acontecendo, Em seguida, voltou a Roma, onde até 1920 ficou dividido entre Itália e Brasil, realizando muitas exposições.
Já na República, sob influência do Positivismo no pensamento dos brasileiros, foi contratado como professor na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Em 1893, participou da Exposição Universal de Chicago, documentou a Revolução Federalista com uma série de obras dedicadas ao tema.
Em 1896 novamente na Itália, teve como admirador o papa Leão XIII, e em seu atelier, na Associazione Artistica Internazionale, na Via Margutta, recebeu Campos Sales, então presidente brasileiro.
Ainda em 1896, recebeu convite especial do Conselho Superior de Belas Artes da República do Brasil para exibir no salão da Escola Nacional, honraria até então somente concedida a Zeferino da Costa, Puvis de Chavannes e Auguste Rodin.
Participou da Exposição Universal de Paris em 1900, e em sua primeira exposição na cidade de São Paulo, Campos Sales ofertou três telas ao presidente argentino Julio Roca.
Em 1909, incentivado por seu amigo Joaquim Nabuco, viajou para Portugal. Suas obras portuguesas, vibrantes e expressivas, em 1910, foram expostas em grande número, por volta de cinquenta telas em São Paulo, incluindo "A Fazedora de Anjos", adquirida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Até 1913, quando em Porto Alegre participou da fundação do Centro Artístico do Estado realizou diversas mostras até que, em 1920 deixou a Europa para viver, definitivamente, em Porto Alegre, onde em 1925 fez sua última exposição e faleceu em 1929.
Toda sua produção está em seletas coleções privadas e grandes museus do Brasil e Europa.
ª. As obras que componentes do presente LEILÃO, foram cuidadosamente descritas pelos organizadores que solidários aos proprietários das mesmas responsabilizam por tais descrições.
2ª. Por se tratarem de objetos, pinturas e peças antigas, todos os lotes são vendidos no estado de conservação em que se encontram. Assim recomendamos prévio e detalhado exame por parte dos interessados e/ou peritos designados antes da arrematação em pregão. Apos o arremate alegações quanto ao estado do lote, não servirão para descumprir compromisso firmado de acordo com o Art. 39 do Decreto 21.981/32.
3ª. A Galeria Paiva Frade, aconselha detido exame antes da arrematação, devendo para tal os interessados levar peritos de sua confiança a fim de examinar a genuinidade, condição e a autenticidade das obras.
4ª. Eventualmente, ocorrendo algum engano relacionado as descrições, atestado mediante dois laudos assinados por peritos idôneos e de reconhecimento acadêmico, dentro do prazo de cinco dias, a arrematação será desfeita, sem prejuízo de nenhuma das partes. Findo este prazo, o arrematante se dará por plenamente satisfeito e não mais caberá quaisquer reclamação, considerando-se a arrematação como plena e definitiva.
5ª. Os objetos e obras estrangeiras serão, sem exceção, sempre apregoados como Atribuídos. Abdicando desde já, o arrematante, ao direito de qualquer contestação, afirmando sua plena e satisfeita aceitação destes termos.
6ª. Declara o arrematante, que apos acurada analise e observação das descrições e imagens dos objetos ora arrematados encontram-se em perfeita consonância com a descrição, não possuindo vícios.
7ª. A(s) obra(s) arrematada(s) será(ao) acrescida(s) da comissão do leiloeiro oficial, que é de 5% (cinco por cento) e, deve(m) ser retirada(s) no dia imediato ao leilão, na sede da Galeria Paiva Frade. No caso de arrematação pela internet o valor do(s) lote(s) arrematado(s), acrescido(s) da comissão do leiloeiro deverão ser depositados em até três dias. Assim que o valor estiver compensado o organizador disponibilizará a liberação total do arremate para que, por conta e risco do arrematante, a transportadora de sua preferência faça a retirada dos bens. O não cumprimento do prazo previsto, faculta ao Leiloeiro dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.
8ª. O Leiloeiro e Organizadores são meros mandatários, não se responsabilizando, pela origem, procedência, validade, evicção, pagamentos a terceiros, vícios ocultos ou existência de impedimentos ou ônus sobre os bens ora em Leilão, nem tampouco por registros legais ou por pagamento de impostos/tributos referentes à mercadoria (tais como ICMS, etc). As obras apregoadas são de propriedade de terceiros que se responsabilizam, por si e seus sucessores, e a quem for de interesse, pela autenticidade, procedência, documentação.
9ª. Em forma de CORTESIA, o leiloeiro, gratuitamente disponibiliza o uso de um serviço de arrematação via Internet e/ou telefone. Precavendo deste já, que estes sistemas são passíveis de falhas técnicas, atrasos e intempéries. E que a decisão por utilizar estes meios e exclusivamente do cliente sem solidariedade, danos, e obrigações legais por parte do leiloeiro.
10ª LANCES VIA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data e hora em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.
11ª Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance fica registrado na data e hora em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.
12ª. Arrematantes com pendências em outros leilões terão suas cartelas bloqueadas e não poderão licitar.
13ª. Em cada lote a arrematação é validada pela aceitação deste termo, valendo como aceite e compromisso de compra, ou seja apos a arrematação NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação, salvo no parágrafo 4ª.
14ª. A liquidação será sempre em moeda nacional.
15ª. Em caso de litígio prevalece a decisão do Leiloeiro.
16ª. Para os arrematantes de outras localidades impossibilitados de retirar os lotes no local, a titulo de CORTESIA providenciamos a embalagem e despacho, por ocorrerá por conta e risco do arrematante e, na transportadora por ele indicada. Quando pelos Correios todo envio será postado com seguro contra extravio atendo-se aos limites de valores dos Correios. Leiloeiro e organização, se eximem de qualquer responsabilidade ou obrigação relativa a possíveis danos no ato do transporte.
17ª. O descumprimento destas condições pelo arrematante resultará na impossibilidade do mesmo alegar qualquer fim de direito, ficando eleito o foro da comarca de São Lourenço, MG, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do Leilão.
Utilize o Lance Automático para garantir que o lote seja seu, pelo menor preço possível, até o máximo que você está disposto à pagar.
Por exemplo: um lote com o valor base em R$ 1.000,00, você pode dar um Lance Automático de R$ 3.000,00. O sistema manterá a sua cobertura da base em R$ 1.000,00 e irá aguardar. Caso alguém dê um lance de R$ 1.100,00, o sistema fará automaticamente um lance em seu nome, cobrindo o outro cliente, mantendo você como ganhador. Esse processo se repete até que o valor do lote atinja o limite que você indicou. Caso isso ocorra, nós o avisaremos que seu Lance Automático foi coberto. Você saberá por e-mail o valor do lote até o momento e poderá voltar ao site para aumentar o seu limite. Você também poderá alterar o seu limite máximo à qualquer momento enquanto ainda for o vencedor do lote.
A pedido da galeria, este leilão está disponível somente para consulta de valores e lances por telefone.
O(s) telefone(s) exibidos em cada lote são para contato com a própria galeria sobre este leilão.
Ligue e informe o lote que está interessado, o atentende terá o maior prazer em lhe passar maiores informações.
A pedido da galeria, os valores deste leilão estão disponíveis somente para clientes aprovados pela própria galeria.
Entre com seu usuário e sua senha e clique em "minha conta". No menu à esquerda, selecione "minhas galerias" e marque esta galeria.
Ou então, acima do catálogo nesta página está uma caixa onde é possível solicitar sua aprovação.
Em até 24 horas você será avisado pela galeria e poderá lançar normalmente.
A pedido da galeria, os lances neste leilão estão disponíveis somente para clientes aprovados pela própria galeria.
Entre com seu usuário e sua senha e clique em "minha conta". No menu à esquerda, selecione "minhas galerias" e marque esta galeria.
Ou então, acima do catálogo nesta página está uma caixa onde é possível solicitar sua aprovação.
Em até 24 horas você será avisado pela galeria e poderá lançar normalmente.
Seu cadastro ainda está em análise por esta galeria. Caso queira agilizar o processo, entre em contato pelos telefones da própria galeria localizados nesta página na sessão "Contato".