Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites.
Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços.
Ao navegar neste site eu estou de acordo com a Política de Cookies e a Política de Privacidade. Consultar detalhes
Erte - Romain De Tirtoff - Maison Jansen - Assista esse video
Medidas: 79 x 121 x 46 cm.
Se você não assistiu esse vídeo, assista.
Raríssimo Console estilo e época Art Deco, assinado Erte - Maison Jansen
A pintura em cristal espelhada é assinada por de Romain De Tirtoff - Erte, é original e exclusiva para o par de aparadores ebanizados, assinados também pela Maison Jansen.
O tema Sansão, nestas obras de época Art Deco, aparece sem a Dalila que só será acrescidas nas gravuras de Erte editadas na década de 1980 e, que são cotadas acima de US$ 4.000,00
Época - Paris décadas 1920/1930
Sobre Erte:
Historicamente, na moda, considerado o pai do movimento Art Déco, Erté marcou o ritmo visual do século XX e solidificou o espírito da modernidade e convenções artísticas ousadas.
Usando seu passado como precedente, o fato de ter nascido na Rússia o ajudou a estabelecer os princípios do design contemporâneo, moda, publicação e teatro em Paris, Nova Iorque e Hollywood.
Romain de Tirtoff nasceu em São Petersburgo em 23 de novembro de 1892.
Aos 20 anos, em 1912, estabeleceu-se em Paris onde foi aclamado como ditador de moda e artista multimeios muito influente e onde a pronúncia de suas iniciais, RT, soava como “Erté”. Teve sucesso trabalhando com o estilista francês Paul Poiret cuja influência na moda é comparada a de Pablo Picasso na arte. Essa tutela tornou-o figurinista da histórica ópera parisiense Folies-Bergère. Sua reputação lhe rendeu clientes como Mata Hari, Pavlova e da Sra. William Randolph Hearst.
Três anos depois foi contratado como ilustrador de moda na Harper's Bazaar, onde criou cerca de 250 capas em 21 anos colocando a revista na vanguarda da inovação criativa”
Foi um notável estilista, com publicações nas mais importantes revistas incluindo “Vogue”, “Cosmopolitan”, “Ladies' Home Journal”, “The Sketch”. Foi também litógrafo, pintor, figurinista, cenógrafo e decorou, para poucos, móveis exclusivos encomendados, a Maison Jansen, pela mais alta sociedade parisiense que buscava assinatura exclusiva.
Criador do “unissex” e foi pioneiro no uso de tecidos do traje feminino em roupas masculinas e écreditado como um "gênio da Art Déco" através de suas contribuições para a moda, artes gráficas, joalheria, cinema, cenografia, escultura e outros, tendo feito a fusão dos desenhos curvilíneos do Art Nouveau com os desenhos cubistas, construtivistas e geométricos da modernidade.
Chamado de “Pai do Art Déco” com importante influência na arte e no design do século XX, trabalhou ativamente até sua morte, aos 97 anos.
Dentre outras coleções permanentes, faz parte do acervo do Museu Metropolitano de Arte de Nova York, do Museu de Arte Moderna, do Smithsonian Institution de Washington DC, do Victoria & Albert Museum de Londres e do Hermitage em São Petersburgo, na Rússia.
Maison Jansen:
Em 1880, no auge da Belle Époque, Jean-Henri Jansen emigrou da Holanda para abrir uma loja de móveis na Rue Royale, em Paris. Ninguém poderia prever que seu pequeno negócio se transformaria em um império com uma base de clientes de elite, fiéis e ricos, que manteria por quase um século.
O lojista fez tanto barulho com suas vitrines luxuosas, detalhadas de abordagem única para vender móveis - Jansen foi um dos primeiros a vender tudo o que é necessário para mobiliar uma casa,
Em 1890, Jansen estabeleceu um proeminente comércio de antiguidades, abriu uma oficina na Rue Pergolese, onde a empresa produzia móveis próprios, e realizou seu primeiro grande feito em decoração de interiores - remodelando o Palácio de Laeken a pedido de Rei Leopoldo II da Bélgica.
Em 1900, a reputação de Jansen era monumental. Sua empresa representava não apenas a realeza da Europa, mas os ricos e poderosos de todo o mundo.
Além do mais, na virada do século, sua espetacular escrivaninha Art Nouveau que a empresa premeada na Exposição Universal de Paris de 1900 que permanece, até hoje, na coleção do Musée des Arts Décoratifs em Paris levou sua mobília a ser anunciada como uma das melhores da Europa.
A Maison Jansen não perderia uma mostra importante a partir de então e participou da Exposição de Artes Decorativas e Industriais Modernas em Paris de 1925,
da Exposição Internacional de Barcelona de 1929,
da Exposition Internationale des Arts et Techniques dans la Vie Moderne em Paris 1937 e, na Feira Mundial de 1938 de Nova York
Esse nível de sucesso levou Jansen a expandir sua produção de móveis. Ele mudou sua oficina para um espaço maior na Rue Saint-Sabin.
Nos trinta anos seguintes, a fábrica cresceu para cinco andares, 15.000 metros quadros e empregaria 700 artesãos, produzindo novos trabalhos nos estilos Luís XIV, Luís XVI, Império, Anglo-Japonês, Turco, Art Nouveau, Art Deco e sucessivos estilos modernos.
Nos 75 anos seguintes, a empresa continuaria a expandir sua presença, estabelecendo escritórios em quatro continentes, quando em 1923, Stéphane Boudin, considerado um dos melhores decoradores de interiores de todos os tempos, ingressou na empresa assumindo a direção e sete anos depois com a morte de Jean-Henri Jansen e, expandindo para Londres, Nova York, Praga, Roma, Havana, Cairo e Alexandria.
Stéphane Boudin, remodelou várias salas da Casa Branca em estilo império, cultivou uma nova geração de clientes ultra-ricos e ultra-chiques como omilionário americano Henry Channon, o duque e duquesa de Winchester, Jacqueline Kennedy Onasis etc…
Após a morte, em 1967, de Stéphane Boudin foi sucedido, até 1979, por Pierre Delbée, cuja residência em Paris era mundialmente famosa pela exuberante estética Jansen e foi leiloada em 1999 pela Christies. A Jansen encerrou suas atividades em 1989, mais de um século após sua fundação.
ª. As obras que componentes do presente LEILÃO, foram cuidadosamente descritas pelos organizadores que solidários aos proprietários das mesmas responsabilizam por tais descrições.
2ª. Por se tratarem de objetos, pinturas e peças antigas, todos os lotes são vendidos no estado de conservação em que se encontram. Assim recomendamos prévio e detalhado exame por parte dos interessados e/ou peritos designados antes da arrematação em pregão. Apos o arremate alegações quanto ao estado do lote, não servirão para descumprir compromisso firmado de acordo com o Art. 39 do Decreto 21.981/32.
3ª. A Galeria Paiva Frade, aconselha detido exame antes da arrematação, devendo para tal os interessados levar peritos de sua confiança a fim de examinar a genuinidade, condição e a autenticidade das obras.
4ª. Eventualmente, ocorrendo algum engano relacionado as descrições, atestado mediante dois laudos assinados por peritos idôneos e de reconhecimento acadêmico, dentro do prazo de cinco dias, a arrematação será desfeita, sem prejuízo de nenhuma das partes. Findo este prazo, o arrematante se dará por plenamente satisfeito e não mais caberá quaisquer reclamação, considerando-se a arrematação como plena e definitiva.
5ª. Os objetos e obras estrangeiras serão, sem exceção, sempre apregoados como Atribuídos. Abdicando desde já, o arrematante, ao direito de qualquer contestação, afirmando sua plena e satisfeita aceitação destes termos.
6ª. Declara o arrematante, que apos acurada analise e observação das descrições e imagens dos objetos ora arrematados encontram-se em perfeita consonância com a descrição, não possuindo vícios.
7ª. A(s) obra(s) arrematada(s) será(ao) acrescida(s) da comissão do leiloeiro oficial, que é de 5% (cinco por cento) e, deve(m) ser retirada(s) no dia imediato ao leilão, na sede da Galeria Paiva Frade. No caso de arrematação pela internet o valor do(s) lote(s) arrematado(s), acrescido(s) da comissão do leiloeiro deverão ser depositados em até três dias. Assim que o valor estiver compensado o organizador disponibilizará a liberação total do arremate para que, por conta e risco do arrematante, a transportadora de sua preferência faça a retirada dos bens. O não cumprimento do prazo previsto, faculta ao Leiloeiro dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores.
8ª. O Leiloeiro e Organizadores são meros mandatários, não se responsabilizando, pela origem, procedência, validade, evicção, pagamentos a terceiros, vícios ocultos ou existência de impedimentos ou ônus sobre os bens ora em Leilão, nem tampouco por registros legais ou por pagamento de impostos/tributos referentes à mercadoria (tais como ICMS, etc). As obras apregoadas são de propriedade de terceiros que se responsabilizam, por si e seus sucessores, e a quem for de interesse, pela autenticidade, procedência, documentação.
9ª. Em forma de CORTESIA, o leiloeiro, gratuitamente disponibiliza o uso de um serviço de arrematação via Internet e/ou telefone. Precavendo deste já, que estes sistemas são passíveis de falhas técnicas, atrasos e intempéries. E que a decisão por utilizar estes meios e exclusivamente do cliente sem solidariedade, danos, e obrigações legais por parte do leiloeiro.
10ª LANCES VIA INTERNET: O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data e hora em que forem feitos. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.
11ª Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance fica registrado na data e hora em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.
12ª. Arrematantes com pendências em outros leilões terão suas cartelas bloqueadas e não poderão licitar.
13ª. Em cada lote a arrematação é validada pela aceitação deste termo, valendo como aceite e compromisso de compra, ou seja apos a arrematação NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação, salvo no parágrafo 4ª.
14ª. A liquidação será sempre em moeda nacional.
15ª. Em caso de litígio prevalece a decisão do Leiloeiro.
16ª. Para os arrematantes de outras localidades impossibilitados de retirar os lotes no local, a titulo de CORTESIA providenciamos a embalagem e despacho, por ocorrerá por conta e risco do arrematante e, na transportadora por ele indicada. Quando pelos Correios todo envio será postado com seguro contra extravio atendo-se aos limites de valores dos Correios. Leiloeiro e organização, se eximem de qualquer responsabilidade ou obrigação relativa a possíveis danos no ato do transporte.
17ª. O descumprimento destas condições pelo arrematante resultará na impossibilidade do mesmo alegar qualquer fim de direito, ficando eleito o foro da comarca de São Lourenço, MG, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do Leilão.
Utilize o Lance Automático para garantir que o lote seja seu, pelo menor preço possível, até o máximo que você está disposto à pagar.
Por exemplo: um lote com o valor base em R$ 1.000,00, você pode dar um Lance Automático de R$ 3.000,00. O sistema manterá a sua cobertura da base em R$ 1.000,00 e irá aguardar. Caso alguém dê um lance de R$ 1.100,00, o sistema fará automaticamente um lance em seu nome, cobrindo o outro cliente, mantendo você como ganhador. Esse processo se repete até que o valor do lote atinja o limite que você indicou. Caso isso ocorra, nós o avisaremos que seu Lance Automático foi coberto. Você saberá por e-mail o valor do lote até o momento e poderá voltar ao site para aumentar o seu limite. Você também poderá alterar o seu limite máximo à qualquer momento enquanto ainda for o vencedor do lote.
A pedido da galeria, este leilão está disponível somente para consulta de valores e lances por telefone.
O(s) telefone(s) exibidos em cada lote são para contato com a própria galeria sobre este leilão.
Ligue e informe o lote que está interessado, o atentende terá o maior prazer em lhe passar maiores informações.
A pedido da galeria, os valores deste leilão estão disponíveis somente para clientes aprovados pela própria galeria.
Entre com seu usuário e sua senha e clique em "minha conta". No menu à esquerda, selecione "minhas galerias" e marque esta galeria.
Ou então, acima do catálogo nesta página está uma caixa onde é possível solicitar sua aprovação.
Em até 24 horas você será avisado pela galeria e poderá lançar normalmente.
A pedido da galeria, os lances neste leilão estão disponíveis somente para clientes aprovados pela própria galeria.
Entre com seu usuário e sua senha e clique em "minha conta". No menu à esquerda, selecione "minhas galerias" e marque esta galeria.
Ou então, acima do catálogo nesta página está uma caixa onde é possível solicitar sua aprovação.
Em até 24 horas você será avisado pela galeria e poderá lançar normalmente.
Seu cadastro ainda está em análise por esta galeria. Caso queira agilizar o processo, entre em contato pelos telefones da própria galeria localizados nesta página na sessão "Contato".